top of page

Dicionário do ensino de Sociologia

editoracafecomsoci

Atualizado: 24 de dez. de 2022

Obra organizada por Antonio Alberto Bruneta (UFSC), Cristiano Bodart (UFAL) e Marcelo Cigales (UnB)



Ano: 2020

Nº de Páginas: 471

Onde comprar:





 



O Dicionário do Ensino de Sociologia é uma coletânea organizada pelos professores Antonio Alberto Brunetta(UFSC); Cristiano das Neves Bodart (UFAL) e Marcelo Pinheiro Cigales (UnB), que reúne 82 autores/as de 49 instituições de ensino básico e superior das 5 regiões brasileiras. Trata-se de um esforço coletivo em organizar um livro de verbetes que aborda as principais temáticas, conceitos e autores ao redor desse subcampo de pesquisa no Brasil. Destaca-se que a reintrodução obrigatória em nível nacional do ensino de Sociologia em 2008 pela Lei 11.684, assim como o aumento da criação dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, formou-se uma comunidade de professores, pesquisadores, eventos e diversas formas de publicização da temática, sendo o presente Dicionário reflexo dessa expansão. Busca-se, por meio da obra, sistematizar o que vem sendo pesquisado e colaborar para a formação de futuros professores e dar visibilidade para essa área de pesquisa e ensino, o que corrobora para a maior qualificação da oferta da disciplina no ensino médio brasileiro. Destaca-se, assim, o Dicionário do Ensino de Sociologia como um instrumento de consulta acadêmica e escolar que pode ser acessado pela comunidade interessada nesse campo de conhecimento.


A obra contou com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB) e a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs).


 


“Fruto de trabalho coletivo de sistematização da área, o Dicionário do Ensino de Sociologia oferece-nos uma imagem das pesquisas acadêmicas sobre o trabalho pedagógico na disciplina escolar de Sociologia. Fazendo mais que conceituar um vocabulário bastante completo e pertinente, o “Dicionário” apresenta as distintas tradições acadêmicas envolvidas e a trajetória da Sociologia na Educação Básica.” (Guilherme Fernando Schnekenberg).



 

Prefácio de Carlos Benedito Martins


[...] A publicação do Dicionário d Ensino de Sociologia surge num momento oportuno no qual ocorre um movimento de expansão do ensino de Sociologia em todos os níveis e uma significativa ampliação de um público composto por alunos, professores e pesquisadores que desenvolvem sua ações nesse espaço" [...]


 

Lançamento da obra com a participação de Ileizi Fiorelli Silva (UEL), Luiz Fernades de Oliveira (UFRRJ) e Maria Valéria Barbosa (Unesp).



 


Breve apresentação da obra - Lançamento no 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica.




 

Indicaram a obra:


 

Organizadores



3.527 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


A EDITORA

A editora Café com Sociologia foi criada em 16 de fevereiro de 2019 por Cassiane Ramos Marchiori com o propósito, em parceria com o Blog Café com Sociologia e seus editores, publicar obras voltadas ao ensino das Ciências Humanas, principalmente de Ciências Sociais. 

Missão

Contribuir, através da oferta de produtos e serviços editoriais, para a qualificação do ensino de Ciências Humanas no Brasil. 

 
Visão

Inspirar a prática docente e intelectual de pesquisadores e professores, abrindo perspetivas, alargando horizontes, despertando para o conhecimento.

 
Valores

Ética, respeito, responsabilidade e excelência. 

 

CNPJ 32.792.172/0001-31

Rua dos Lilazes, n. 23, Quadra E. Tabuleiro dos Martins, Maceió-AL.

Contato: editoracafecomsociologia@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • Facebook

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

bottom of page