Dicionário do ensino de Sociologia

Obra organizada por Antonio Alberto Bruneta (UFSC), Cristiano Bodart (UFAL) e Marcelo Cigales (UnB)



Ano: 2020

Nº de Páginas: 471

Valor: R$43,90








O Dicionário do Ensino de Sociologia é uma coletânea organizada pelos professores Antonio Alberto Brunetta(UFSC); Cristiano das Neves Bodart (UFAL) e Marcelo Pinheiro Cigales (UnB), que reúne 82 autores/as de 49 instituições de ensino básico e superior das 5 regiões brasileiras. Trata-se de um esforço coletivo em organizar um livro de verbetes que aborda as principais temáticas, conceitos e autores ao redor desse subcampo de pesquisa no Brasil. Destaca-se que a reintrodução obrigatória em nível nacional do ensino de Sociologia em 2008 pela Lei 11.684, assim como o aumento da criação dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, formou-se uma comunidade de professores, pesquisadores, eventos e diversas formas de publicização da temática, sendo o presente Dicionário reflexo dessa expansão. Busca-se, por meio da obra, sistematizar o que vem sendo pesquisado e colaborar para a formação de futuros professores e dar visibilidade para essa área de pesquisa e ensino, o que corrobora para a maior qualificação da oferta da disciplina no ensino médio brasileiro. Destaca-se, assim, o Dicionário do Ensino de Sociologia como um instrumento de consulta acadêmica e escolar que pode ser acessado pela comunidade interessada nesse campo de conhecimento.


A obra contou com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB) e a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs).




“Fruto de trabalho coletivo de sistematização da área, o Dicionário do Ensino de Sociologia oferece-nos uma imagem das pesquisas acadêmicas sobre o trabalho pedagógico na disciplina escolar de Sociologia. Fazendo mais que conceituar um vocabulário bastante completo e pertinente, o “Dicionário” apresenta as distintas tradições acadêmicas envolvidas e a trajetória da Sociologia na Educação Básica.” (Guilherme Fernando Schnekenberg).

Resenha de Schnekenberg - Revista Perspectiva sociológica, v. 26, 2020.




Prefácio de Carlos Benedito Martins


[...] A publicação do Dicionário d Ensino de Sociologia surge num momento oportuno no qual ocorre um movimento de expansão do ensino de Sociologia em todos os níveis e uma significativa ampliação de um público composto por alunos, professores e pesquisadores que desenvolvem sua ações nesse espaço" [...]


Lançamento da obra com a participação de Ileizi Fiorelli Silva (UEL), Luiz Fernades de Oliveira (UFRRJ) e Maria Valéria Barbosa (Unesp).





Breve apresentação da obra - Lançamento no 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica.





Indicaram a obra:

Instituto de investigação e desenvolvimento em Política Linguística

Laboratório de Interdisciplinar de ensino de Filosofia e Sociologia

PETIndica - UnB

Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Laboratório de Estudo em Política, Educação e Cidade (UFC)



Organizadores



156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo