top of page

Ensinar Sociologia: formação do professor, pesquisa e ação política

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Autor: Amaury Cesar Moraes


Capa:


 

Características dos livros:

Tamanho: 14x21cm

Editora: Editora Café com Sociologia

Selo: Editora Café com Sociologia

Ano: 2023

235 páginas


Sumário da obra :

Sumário
.pdf
Download PDF • 101KB

Prefácio da obra:

Prefácio
.pdf
Download PDF • 355KB

 


Valor: de 69,00








 

Autor da obra

Biografia

Amaury Cesar Moraes é um professor brasileiro dedicado ao ensino das Ciências Sociais no Brasil. Graduou-se em Filosofia (1989) e Ciências Sociais (1980) pela Universidade de São Paulo, obtendo posteriormente os títulos de mestre em Ciência Política (1991) e doutor em Educação (1997) na mesma instituição.


Sua carreira acadêmica concentra-se nas áreas da Educação, Sociologia e no ensino das Ciências Sociais no Brasil. Ele atuou como professor de metodologia do ensino de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, além de ter coordenado a equipe responsável pela elaboração das OCEM-Sociologia em 2006. Amaury também desempenhou um papel importante na avaliação de livros didáticos de Sociologia contemplados no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na fundação da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). Seu trabalho é uma referência para estudantes e pesquisadores. interessados no ensino das Ciências Sociais.



 

Orelha

O leitor está em posse de um conjunto de textos publicados por Moraes entre os anos de 2003 e 2017, sendo três deles de publicação inédita. Os contextos envolvem dois períodos relativamente distintos: anterior a reintrodução do ensino de Sociologia e posterior a sua obrigatoriedade, ocorrida em 2008, por meio da Lei nº. 11.684/2008 (Brasil, 2008). Encontramos na obra de Moraes três grandes preocupações: a) a presença da sociologia na educação básica; b) a formação de licenciados em Ciências Sociais; e c) o currículo voltado ao ensino da Sociologia escolar. O conjunto de textos que reúne esta obra proporciona ao leitor um passeio entre as principais questões colocadas por ele e por seus pares. Olhar para essas questões nos permite compreender, em alguma medida, os dilemas e desafios com que passaram – e passam – professores e pesquisadores do ensino das Ciências Sociais no Brasil. Nota-se uma clara relação entre as dinâmicas envolvendo a Sociologia escolar, o subcampo de pesquisa do ensino de Sociologia e as questões exploradas por Moraes.
Cristiano das Neves Bodart - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)





Conheça as obras da Editora Café com Sociologia

www.editoracafecomsociologia.com





 







1.033 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page