top of page

O ensino de Sociologia e de Filosofia no Brasil

Atualizado: 24 de dez. de 2022

Obra organizada por Cristiano das Neves Bodart (Ufal).


Ano: 2020

Nº de Páginas: 258


 

Onde comprar:



 

A organização da presente obra foi uma tarefa que envolveu dimensões acadêmicas e políticas. Acadêmicas por atentar para o rigor necessário à produção científica. Política por ser um esforço de divulgação da importância do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Básico.

É sabido que a Sociologia e a Filosofia são disciplinas discriminadas por setores da sociedade que não as conhecem (muitas vezes nunca as estudaram). Várias das acusações a elas direcionadas - tais como, serem disciplinas de comunistas e instrumentos de ideologização - evidenciam o desconhecimento da multiplicidade de perspectivas teórico-metodológicas que as constituem; o que revela a incompreensão de suas potencialidades e importância para a formação educacional dos jovens. Por isso, publicizar as discussões acadêmicas sobre o ensino dessas disciplinas, bem como suas histórias e as configurações das pesquisas já produzidas, é uma ação necessária para a afirmação de seus lugares no currículo da escola básica brasileira.


 

Sumário


Prefácio

Nelson Dacio Tomazi


Apresentação

Cristiano das Neves Bodart


PARTE 1 – ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR


CAPÍTULO 1

O ensino de Sociologia no Brasil e os sentidos da cidadania nos documentos oficiais norteadores da prática docente

Ana Martina Baron Engerroff e Amurabi Oliveira


CAPÍTULO 2

Quando o Parlamento Jovem torna-se parte da aula de Sociologia do Ensino Médio que visa a Educação Política

Fernanda Feijó


CAPÍTULO 3

Os livros coletâneas e as suas relações com as teorias e metodologias sobre o ensino de Ciências Sociais/Sociologia (2008-2014)

Lígia Wilhelms Eras


CAPÍTULO 4

Conatus católico e ensino de Sociologia no Brasil (1920-1950)

Cristiano das Neves Bodart e Marcelo Cigales


PARTE 2 – ENSINO DE FILOSOFIA ESCOLAR


CAPÍTULO 5

O que é possível dizer sobre o ensino de Filosofia no Brasil?

Cleber Duarte Coelho e Jason de Lima e Silva


CAPÍTULO 6

Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica

Williams Nunes da Cunha Junior


CAPÍTULO 7

Filosofia, Educação e Comunicação: o trabalho docente como complexidade articulada.

Camila Gallindo Cornélio e Junot Cornélio Matos


CAPÍTULO 8

Aspectos metodológicos na História do ensino de Filosofia

Christian Lindberg L. do Nascimento


 
 

Comissão científica da obra


Alexandre Barbosa Fraga, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.


Amurabi de Oliveira, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Bruno Botelho Costa Brasil, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).


Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).


Daniel Figueiras Alves, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Danilo Rodrigues Pimenta, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador de Pós-Doutorado da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).


Elaine Aparecida Teixeira Pereira, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Gabriel Rodrigues Rocha, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor de Filosofia da Escola de Educação Básica Educar-se.


Marcelo Senna Guimarães, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).


Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro, doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Maria de Assunção Lima de Paulo, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora do mestrado profissional em Sociologia (PROFSOCIO).


Maxwell Morais de Lima Filho, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Nelson Dacio Tomazi, doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de livro didático de Sociologia para o Ensino Médio e professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Roniel Sampaio-Silva, mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e professor EBTT do Instituto Federal do Piauí (IFPI).


Thiago Ingrassia Pereira, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).



 

Organizador



192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page