O ensino de Sociologia e de Filosofia no Brasil

Obra organizada por Cristiano das Neves Bodart (Ufal).


Ano: 2020

Nº de Páginas: 258

Valor: R$40,90



A organização da presente obra foi uma tarefa que envolveu dimensões acadêmicas e políticas. Acadêmicas por atentar para o rigor necessário à produção científica. Política por ser um esforço de divulgação da importância do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Básico.

É sabido que a Sociologia e a Filosofia são disciplinas discriminadas por setores da sociedade que não as conhecem (muitas vezes nunca as estudaram). Várias das acusações a elas direcionadas - tais como, serem disciplinas de comunistas e instrumentos de ideologização - evidenciam o desconhecimento da multiplicidade de perspectivas teórico-metodológicas que as constituem; o que revela a incompreensão de suas potencialidades e importância para a formação educacional dos jovens. Por isso, publicizar as discussões acadêmicas sobre o ensino dessas disciplinas, bem como suas histórias e as configurações das pesquisas já produzidas, é uma ação necessária para a afirmação de seus lugares no currículo da escola básica brasileira.



Sumário


Prefácio

Nelson Dacio Tomazi


Apresentação

Cristiano das Neves Bodart


PARTE 1 – ENSINO DE SOCIOLOGIA ESCOLAR


CAPÍTULO 1

O ensino de Sociologia no Brasil e os sentidos da cidadania nos documentos oficiais norteadores da prática docente

Ana Martina Baron Engerroff e Amurabi Oliveira


CAPÍTULO 2

Quando o Parlamento Jovem torna-se parte da aula de Sociologia do Ensino Médio que visa a Educação Política

Fernanda Feijó


CAPÍTULO 3

Os livros coletâneas e as suas relações com as teorias e metodologias sobre o ensino de Ciências Sociais/Sociologia (2008-2014)

Lígia Wilhelms Eras


CAPÍTULO 4

Conatus católico e ensino de Sociologia no Brasil (1920-1950)

Cristiano das Neves Bodart e Marcelo Cigales


PARTE 2 – ENSINO DE FILOSOFIA ESCOLAR


CAPÍTULO 5

O que é possível dizer sobre o ensino de Filosofia no Brasil?

Cleber Duarte Coelho e Jason de Lima e Silva


CAPÍTULO 6

Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica

Williams Nunes da Cunha Junior


CAPÍTULO 7

Filosofia, Educação e Comunicação: o trabalho docente como complexidade articulada.

Camila Gallindo Cornélio e Junot Cornélio Matos


CAPÍTULO 8

Aspectos metodológicos na História do ensino de Filosofia

Christian Lindberg L. do Nascimento


Divulgação no Blog Café com Sociologia

Comissão científica da obra


Alexandre Barbosa Fraga, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.


Amurabi de Oliveira, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Bruno Botelho Costa Brasil, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).


Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).


Daniel Figueiras Alves, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Danilo Rodrigues Pimenta, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador de Pós-Doutorado da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).


Elaine Aparecida Teixeira Pereira, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


Gabriel Rodrigues Rocha, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor de Filosofia da Escola de Educação Básica Educar-se.


Marcelo Senna Guimarães, doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).


Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro, doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Maria de Assunção Lima de Paulo, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora do mestrado profissional em Sociologia (PROFSOCIO).


Maxwell Morais de Lima Filho, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Nelson Dacio Tomazi, doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de livro didático de Sociologia para o Ensino Médio e professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Roniel Sampaio-Silva, mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e professor EBTT do Instituto Federal do Piauí (IFPI).


Thiago Ingrassia Pereira, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).



Organizador



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo