Sociologia & Educação: debates necessários, v.1

Obra organizada por Cristiano das Neves Bodart (Ufal)


Ano: 2020

Nº de Páginas: 245

Valor: R$39,00





A obra, em seu volume 1, traz reflexões em torno da Educação e da escola sob abordagens sociológicas diversas )ou em diálogo direto com elas), evidenciando a multiplicidade de métodos e teorias mobilizados no campo da Sociologia da Educação.


“Esta obra reúne artigos com o objetivo de compreender os fenômenos educacionais sob a ótica de diferentes perspectivas teóricas da Sociologia e da Sociologia da Educação. Aborda aspectos como: desigualdades educacionais, democratização do ensino, formação e trabalho docente, ensino de sociologia, escola enquanto espaço de socialização e trajetórias escolares, além de aspectos didáticos e curriculares inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, problematizando questões históricas e atuais no campo da educação. O livro resulta de um trabalho que visa fomentar a qualidade do ensino de Sociologia, trazendo discussões fundamentais diante do contexto político atual. Foi pensado para dialogar com professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas. Sem dúvida, sua leitura traz importantes contribuições para o debate educacional, proporcionando ao leitor, reflexões epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre Sociologia e Educação".

Diana Cerdeira, docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). - Orelha da obra


A obra que teve sua primeira edição esgotada, está na segunda edição com nova capa.


Sumário


Apresentação

Cristiano das Neves Bodart


CAPÍTULO 1

A Sociologia da Educação e alguns caminhos para a pesquisa contemporânea: a escola desigual e a escola democrática

Gustavo Cravo de Azevedo, Paula Britto Agliardi e Sara Esther Dias Zarucki Tabac


CAPÍTULO 2

Marxismo e Escola

Nildo Viana


CAPÍTULO 3

Paulo Freire e a Sociologia Política da Educação

Thiago Ingrassia Pereira e Carine Marcon


CAPÍTULO 4 “Programa Escola sem Partido”: reflexões sobre a cidadania e o trabalho docente

Tatiele Pereira de Souza, Beatriz Brandão e Thiago Gabriel Silva Gameiro


CAPÍTULO 5

Preocupações didáticas em compêndios de Sociologia dos anos de 1930

Cristiano das Neves Bodart e Elizandra Cristina Rodrigues da Silva


CAPÍTULO 6

Escola e formação docente: narrativas plurais

Joana Elisa Röwer, Maria Alda de Sousa Alves e João Paulo Freitas Gomes


CAPÍTULO 7

Ser jovem é diferente de ser aluno: uma leitura sobre escola e juventude a partir da Sociologia da Experiência

Eduarda Bonora Kern


CAPÍTULO 8

Você deseja ser professor? Motivação e renuncia à profissão docente

Pércia Alves Silva, Andréa Giordanna Araujo da Silva e Elizabete Amorim de Almeida Melo





Organizador



Conselho científico da obra


Alexandre Barbosa Fraga, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.


Alexandre Jerônimo, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Amambaí.


Andreia dos Santos, doutora em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).


Antonio Alberto Brunetta, doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Bruno José Rodrigues Durães, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de Sociologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia dessa mesma instituição. Vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).


Daniel Gustavo Mocelin, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia dessa mesma universidade.


Fernanda Feijó, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2ª Vice-presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).


Janine Bendorovicz Trevisan, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).


Joana Röwer, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (UNILAB).


Luis Flávio Godinho, doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e colaborador do Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Políticas Sociais e Territórios da UFRB.


Marcelo Pinheiro Cigales, doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorando dessa mesma instituição.


Maria de Assunção Lima de Paulo, doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora do mestrado profissional em Sociologia (PROFSOCIO) ofertado na mesma instituição.


Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora do departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na área de ensino de Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF).


Roberta dos Reis Neuhold, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Minho. Foi membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Sociologia. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRGS).


Thiago de Jesus Esteves, doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus de Nova Iguaçu, e um dos autores do livro didático de Sociologia “Em Movimento” aprovado pelo PNLD (2015- 2017; 2019-2020)


Thiago Ingrassia Pereira, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Presidente da Associação Brasileira de Ciências Sociais (ABECS).


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo