top of page

Sociologia & Educação: debates necessários, vol.2

Atualizado: 24 de dez. de 2022

Organização de Cristiano das Neves Bodart (Ufal)


Ano: 2020

Nº de Páginas: 182


 

Onde comprar:



 


Sociologia e Educação são dois campos do saber que vêm, paulatinamente, estreitando o diálogo entre si. Nota-se um duplo movimento que julgamos ser profícuo: o pensar a Sociologia a partir da Educação, no caso, seu ensino e as questões que gravitam no entorno da prática docente, e; o pensar a Educação a partir da Sociologia, o que se denominou “Sociologia da Educação”, que é mais consolidado no Brasil.


Ambos os movimentos são de grande importância se considerarmos que temos, no Brasil, uma educação – incluindo aí o ensino de Sociologia – carente de avanços qualitativos e constantes ameaças à manutenção da Sociologia no ensino básico.


A obra Sociologia e Educação: debates necessários, em seu volume 2, é uma ação colaborativa para pensar a Educação a partir de perspectivas sociológicas, assim como pensar a Sociologia Escolar em face às colaborações do campo da Educação. Nela, o leitor encontrará cinco capítulos, os quais passamos brevemente a apresentar.




"Torna-se oportuno e necessário conjugar os esforços destas suas ciências de modo integrado para ampliar a chama que servirá de luz nesse momento nebuloso."

Roniel Sampaio-Silva - na orelha da obra

 

Sumário


Apresentação

Cristiano das Neves Bodart


CAPÍTULO 1

Sociologia Escolar e a Educação: observando o lugar (des)ocupado

Cristiano das Neves Bodart e Caio dos Santos Tavares


CAPÍTULO 2

Movimentos sociais e Educação no Brasil

Nildo Viana


CAPÍTULO 3

A Nova Pedagogia da Hegemonia: educação e ensino de sociologia no contexto Neoliberal

Kátia Karine Duarte da Silva


CAPÍTULO 4

A imagem como fardo: subalternidade imagética e o papel da sociologia na cultura visual escolar

Paula Santos Menezes


CAPÍTULO 5

Formação de professores e mudanças geracionais no cenário das tecnologias digitais

Carlos Alexsandro de Carvalho Souza e Géssika Cecília Carvalho da Silva


CAPÍTULO 6

Interculturalidade na educação escolar indígena na perspectiva decolonial: o caso da CEI Raimundo Lopes na terra indígena Guajajara em Grajaú/MA

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Samuel Correa Duarte e Taywan Morais Clemente Guajajara

 

Organizador



 

Comissão científica da obra


Alexandre Barbosa Fraga, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ.


Amurabi Pereira de Oliveira, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.


Antonio Alberto Brunetta, doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.


Beatriz Brandão dos Santos, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora Substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal de Alagoas.


Daniel Gustavo Mocelin, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor dessa mesma universidade.


Danyelle Nilin Gonçalves, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professora dessa mesma universidade.


Ewerthon Clauber de Jesus Vieira, doutor em Sociologia e professor de Sociologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.


Géssika Cecília Carvalho da Silva, doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Instituto Federal de Alagoas.


Lígia Wilhelms Eras, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e professora do Instituto Federal de Santa Catarina.


Lucas Marcelo Tomaz de Souza, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.


Marcelo da Silva Araújo, doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e professor de Sociologia do Colégio Pedro II.


Radamés de Mesquita Rogério, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professor da Universidade Estadual do Piauí.


Tânia Elias Magno da Silva, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade Federal de Sergipe.


Thiago Ingrassia Pereira, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor Universidade Federal da Fronteira Sul


Thiago Oliveira Lima Matiolli, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page