Obra organizada por Junot Cornélio Matos (UFPE) e José Aparecido de Oliveira Lima (Ufal)
Ano: 2021
Nº de Páginas: 202
Onde comprar:
A obra traz contribuições de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pessoas humanas queridas, de convívio intelectuais e militantes do ser e fazer Filosofia e Educação no chão do espaço/tempo que chamamos hoje. Como o termo grego reflete, filosofia é amizade pela sabedoria; uma intimidade constante com a busca do saber. Os diálogos presentes na obra realizam interlocução entre Filosofia e Educação, mirando o cenário da educação brasileiro. Diversos temas são objetos de reflexões filosóficas ao longo do conjunto de oito capítulos que constitui o livro, tais como, educação, escola, ensino de Filosofia, dissenso/consenso, teorias da aprendizagem e filosóficas, conhecimento, racionalidade, indústria cultural, etc. Contudo, o tema central é a formação humana. O livro não tem a intenção de fornecer respostas acabadas, mas visa realizar provocações que contribuam para o trilhar contínuo da busca pelo saber.
Sumário
P R E F Á C I O
11 A reflexão como desafio filosófico e educacional para o tempo presente
Eduardo Barra
A P R E S E N T A Ç Ã O
Para dizer do nosso falar
José Aparecido de Oliveira Lima e Junot Cornélio Matos
C A P Í T U L O 1
Escola: uma pergunta filosófica
Junot Cornélio Matos
C A P Í T U L O 2
A Filosofia e seu papel na interpretação crítica da vida
José Aparecido de Oliveira Lima
C A P Í T U L O 3
O ensino de Filosofia como proposta contra-hegemônica para a produção do dissenso
Williams Nunes da Cunha Junior
C A P Í T U L O 4
Experiência do dizer: As palavras que usamos para descrever a vida e a possibilidade de fazer soar a experiência na vivência escolar
Gildimar Guilherme da Silva
C A P Í T U L O 5
Características do conhecimento pertinente em Edgar Morin: contribuições para a educação
Elizabete Amorim de Almeida Melo
C A P Í T U L O 6
Educação e resistência em tempos de pandemia: reconstruir o reconhecimento, a racionalidade e a sensibilidade
Anderson de Alencar Menezes, Dalmo Cavalcante de Moura e José Bezerra da Silva
C A P Í T U L O 7
Convite à resiliência: uma reflexão filosófica em meio à pandemia (escolar)
Adailton Pereira de Melo
C A P Í T U L O 8
Esclarecimento e indústria cultural: instrumentalização do conhecimento
Isabel Ferreira Freitas e Walter Matias Lima
Sobre os/as autores/as
REFERÊNCIAS
Organizadores
Comitê Científico da obra
Celia Maria Rodrigues da Costa Pereira é doutora em Sociologia pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua como professora.
Christian Lindberg Lopes do Nascimento é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação também na UNICAMP. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Evanildo Costeski é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Pós-doutorado no Centro de História e Cultura da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará (UFCE)
José Teixeira Neto é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Adjunto IV, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
José Vicente Medeiros da Silva é doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Maria Betânia do Nascimento Santiago é doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua como professora.
Samon Noyama é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Sérgio Ricardo Vieira Ramos é doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAp).
Comments